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Postado por: Carlos Henrique
Data: 07/07/2025Ponte Binacional
Agora vai! Projeto da ponte
Brasil-Bolívia avança, com o
apoio de Maurício CarvalhoPelo menos é o que indica o release distribuído pela assessoria do deputado Maurício Carvalho, coordenador da bancada federal de Rondônia no Congresso Nacional. O texto não admite estabelecer a dimensão desse apoio, mas deixa claro que o parlamentar “comemorou a decisão do TCU”, pela regularidade do processo licitatório, questionado em recurso de uma empresa desclassificada no certame. “Isso eu também face!!!” - diria Chico Anísio na piada.Bolsonarista até o talo, como de resto toda a bancada, à ilustre exceção do senador Confúcio Moura, o jovem deputado Maurício Carvalho ainda usava cueiros quando Miguel de Souza, presidente da Fiero, lançou o projeto de saída para o Pacífico. Miguel de Souza foi igualmente quem, quando diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT Nacional, conseguiu viabilizar o projeto de ponte binacional, apoiado pelo então senador Valdir Raupp e pela deputada Marinha Raupp.O que exatamente terá feito o ilustre parlamentar em favor da ponte, além da entusiasmada torcida que, deve acreditar, o credencia a cabalar votos para a campanha de 2026? Talvez se inserindo no projeto como um “jabuti”, nos moldes daquele que pretende aumentar a conta de luz para os brasileiros pelo menos até 2035? Não custa lembrar que a bancada rondoniense, com apenas um voto contra (claro que de Confúcio), votou pela derrubada dos vetos de Lula.Mas terá o coordenador da bancada destinado alguma emenda parlamentar para o projeto da ponte? Não! Terá manifestado tal apoio parlamentar ao presidente Lula ou ao ministro dos Transportes, o emedebista Renan Filho? Nem pensar! Algo além de posar para fotos à margem do rio em Guajará Mirim? Também não! Terá, quem sabe, pelo menos reconhecido o esforço do senador Confúcio Moura pela inserção da obra no PAC? Igualmente não.Então, deputado, o senhor é mero torcedor nessa partida. Até eu mesmo tive maior participação do que o senhor, já que acompanhei a comitiva de Miguel de Souza – diretor do DNIT Nacional – na definição do local mais apropriado à construção da ponte e traçado do anel viário da BR-425 em Guajará Mirim e no trecho boliviano em Guayaramerim.O release distribuído pela assessoria parlamentar do deputado diz que “Estamos falando de desenvolvimento real. De empregos, oportunidades e uma Rondônia mais conectada com o mundo. Vamos seguir acompanhando e fiscalizando cada etapa, para garantir que essa conquista se concretize”. Pois bem!Deixo aberto o espaço para que o nobre deputado explique o que terá feito em favor da obra, além de demonstrar o que pretende fazer daqui por diante. Só não vale anunciar novas audiências públicas, bancadas com o dinheiro do contribuinte, nos moldes daquelas inutilidades protagonizadas pelo senador (??) Marcos Rogério a pretexto de contestar a concessão da BR-364.

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