-
Postado por: Carlos Henrique
Data: 05/07/2013Caos anunciado
Caos anunciado:
A imagem registrada pelo fotógrafo Marcos Grützmacher mostra a realidade vivida pelos moradores de Jacy-Paraá
Usinas vão aumentar a geração,
o lago e os desastres em RO
As empreiteiras responsáveis pelas obras das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau anunciaram com festa a aprovação pela Aneel da elevação da cota da UHE Santo Antônio. Antes que meu amigo Zé Carlos Sá pergunte o que é que Jirau tem a ver com isso, eu explico: nesse jogo só quem perde é a torcida. Santo Antônio aumenta a produção em 203 MW. Para isso, vai elevar a cota do reservatório de 70,5 para 71,3 metros. Isso prejudica Jirau, que ganha por isso uma compensação no valor de 21,3 MW, tudo bem explicadinho no contrato. Ou haverá ainda uma alternativa para Jirau: a elevação de sua própria capacidade de produção, o que exigirá o fim do deplecionamento – termo técnico usado para definir a exclusão de água em sua barragem, de forma a manter sua própria cota abaixo da capacidade projetada. Isso somente será possível com a autorização da Bolívia, cujo território será atingido pelo reservatório em sua plena capacidade.
Pois bem. Aí vem a parte que ficou escondida em toda essa discussão mantida em Brasília: e o povo de Rondônia? Até agora, nada. Não se falou coisa alguma sobre as expectativas de crescimento da área inundada, que já duplicou de tamanho em relação ao projeto original e vai crescer muito mais. Como ficam as localidades de Jaci Paraná e Fortaleza do Abunã? A população de Jaci inclusive desencadeou um movimento para conseguir a elevação do distrito à categoria de município. Talvez fosse o caso de mudar o nome para “Nova Atlântida”, pois se hoje o lençol freático impede até as crianças de jogar bolinha de gude com um buraco no chão, pois a água aflora, imagine-se como vai ficar a situação com a elevação da lâmina d’água. Em Fortaleza do Abunã, sua maior fonte de receita, o festival de praia que atrai dez mil visitantes todos os anos, vai literalmente submergir.O certo é que a população tem que começar imediatamente a cobrar soluções das autoridades. E fiscalizar, para que não se repita o que ocorreu nas gestões de Roberto Sobrinho e Ivo Cassol: todo o mundo sabe que as compensações ambientais existiram. Os resultados, porém, são mais difíceis de ver do que enterro de anão ou cabeça de bacalhau.Ainda bem que, pela Prefeitura, as negociações que haverão de existir serão comandadas por Gilson Nazif, irmão do prefeito. Um alívio, pois não?Esse é o cara!O texto é do advogado Caio Lucas Macedo - OAB 4536-SPBR, e tirei de uma publicação do amigo João Paulo das Virgens que, acredito, merece leitura. O testo termina oferecendo um alento: “Mas ...como diz o velho ditado popular: NÃO HÁ MAL QUE SEMPRE DURE...” Não mesmo. Está, a propósito, publicada na coluna de Cláudio Humberto, uma nota dizendo que “Lula enfrenta momento difícil na luta contra a recidiva do câncer de laringe, recorrendo até ao médium João de Abadiânia, em Goiás”.
O homem que esteve à frente desta nação e não teve coragem, nem competência, nem vontade para implantar reforma alguma neste país, pois as reformas tributárias e trabalhistas nunca saíram do papel, e a educação, a saúde e a segurança ficaram piores do que nunca.
O homem que mais teve amigos safados e aliados envolvidos, da cueca ao pescoço, em corrupção e roubalheira, gastando com os cartões corporativos e dentro de todos os tipos de esquemas.
O homem que conseguiu inchar o Estado brasileiro e as empresas estatais com tantos e tantos funcionários, tão vagabundos quanto ele, e ainda assim fazê-lo funcionar pior do que antes.
O homem que tem uma mulher medíocre, inútil, vulgar e gastadeira, que usava, indevidamente e desbragadamente, um cartão corporativo, ao qual ela não tinha direito constitucional, que ia de avião presidencial para São Paulo "fazer escova" no cabelo e retornar a Brasília.
O homem que ajudou seu filho a enriquecer, tornando-o milionário do dia para a noite, sem esforço próprio algum, só às custas de conchavos com empresas interessadas em mamar nas “tetas” do governo. E depois ainda disse para a nação que “esse garoto é um fenômeno”, e lhe concedeu um passaporte diplomático.
O homem que mais viajou inutilmente, quando presidente deste país, comprando um avião caríssimo só para viajar pelo mundo e hospedar-se às custas da nação brasileira nos mais caros hotéis, tão futilmente e às custas dos impostos que extorquiu do povo.
O homem que aceitou passivamente todas as ações e humilhações contra o Brasil e contra os brasileiros diante da Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai.
O homem que, perdulária e irresponsavelmente, e debochando da nossa inteligência, perdoou dívidas de países também corruptos, cujos mandatários são “esquerdistas”, e enviou dinheiro a título de doação para eles, esquecendo-se que no Brasil também temos miseráveis, carentes de bons hospitais, de escolas decentes e de um lugar digno para viver.
O homem que, por tudo isso e mais um elenco de coisas imorais e absurdas, transformou este país num chiqueiro libertino e sem futuro para quem não está no seu "grande esquema".
O homem que transformou corruptos e bandidos do passado em aliados de primeira linha.
O homem que transformou o Brasil num país de parasitas e vagabundos, com o Bolsa-Família, com o repasse sem limite de recursos ao MST, o maior latifúndio improdutivo do mundo e abrigo de bandidos e vagabundos e que manipulam alguns ingênuos e verdadeiros colonos.
O homem afirma, para se justificar com esses vagabundos, ser desnecessário ESTUDAR e que, para se "dar bem" neste País, basta ser vagabundo, safado, esquerdista e esperto. Aliás, neste caso, o homem fez inverter uma das mais importantes Leis da Física, que é a Lei da Atração e repulsão; significa que força de idênticos sinais se repelem e as de sinais contrários se atraem. Mas esse homem inventou que forças do mesmo sinal se atraem. Por exemplo: ele (o homem) atrai, para sua base, políticos como JOSÉ SARNEY, COLLOR, RENAN... que ficaram amiguinhos de seus comparsas JOSÉ DIRCEU, GENOÍNO, GUSCHIQUEN, e ainda agregaram o apoio de juristas como LEWANDOVSKI, TOFOLI, etc. ...
É, homem... Você é o cara... É o cara-de-pau mais descarado que o Brasil já conheceu.
O homem que deveria apanhar na cara, porque envergonha todo brasileiro honesto e trabalhador.
É, homem, você é o cara... É o cara que não tem um pingo de vergonha na cara, não tem escrúpulos, é "o cara" mais nocivo que tivemos a infelicidade de ter como presidente do Brasil!
