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Postado por: Carlos Henrique
Data: 11/02/2014Porto Schuelo
Porto recebe 110 hectarespara instalar novo terminal
Com poucos meses no comando do Porto Organizado de Porto Velho, o presidente José Ribamar da Cruz Oliveira está acumulando conquistas que deixam entusiasmados os empresários ligados ao setor de exportação pela hidrovia do Madeira, que já é a maior do País em movimentação de carga. Ao inaugurar ontem, na presença do governador Confúcio Moura e do senador Valdir Raupp o novo armazém alfandegado e novos equipamentos, Oliveira registrou em seu discurso as perspectivas para o setor.- Acabamos de receber – disse ele - a doação de uma área de 110 hectares para a instalação das dependências físicas e toda a infraestrutura do novo terminal portuário de Porto Velho. Ele será implantado na localidade de Porto Schuelo, onde já estão sendo construídas as instalações do novo terminal graneleiro do grupo Amaggi. É uma obra de grande significado para toda a população de Porto Velho pois além de incrementar a operacionalização portuária, vai retirar do centro urbano da capital as carretas que hoje prejudicam tanto o trânsito de veículos.A par desta excelente notícia, vamos apresentar hoje um dos mais importantes portais para a consolidação do desenvolvimento econômico de Rondônia, uma porta de saída indispensável para o escoamento da produção regional e geração de riquezas. É imperioso salientar que nossas potencialidades jamais escaparam ao olhar atento do governador Confúcio Moura. Ele orientou a política de expansão comercial e deu seu aval para impulsionar e dinamizar as atividades portuárias. O que apresentamos hoje é o início de um trabalho cuidadosamente planejado.O Porto Organizado de Porto Velho está sendo preparado para um ambicioso programa de crescimento. Nossa expectativa é atrair novos investidores em 2014. Para tanto, vamos modernizar a área administrativa e ampliar o cais.Vamos também construir novos armazéns, abrir espaço para armazenamento de contêineres e ampliar o leque de produtos a serem exportados. Ao mesmo tempo, vamos buscar apoio no próprio governo do estado, governo federal e Fiero, para estimular e fortalecer os consórcios de exportação para pequenas e grandes empresas.É um negócio bom para todos. Ganham os governos do estado e da União, ganham os exportadores, ganha nossa economia e até os nossos produtos ganham em qualidade e mercado. Se, nos últimos dez anos, o porto registrou um crescimento de 50%, nossa meta é crescer pelo menos 10% ao ano. Estamos determinados a duplicar nossa capacidade de movimentação de carga em um breve espaço de tempo.Não é por mero acaso que empresários e instituições tenham cada vez mais interesse em conhecer nossas instalações. Reunimos aqui, afinal, todos os atrativos para potenciais investidores: mercado consumidor em expansão, localização geográfica privilegiada e infraestrutura. O porto de Porto Velho tem se destacado, nos últimos anos, pelo crescimento significativo. Estrategicamente situados, oferecemos imensas vantagens no diferencial de frete com a hidrovia do Madeira.Isso permite levar nossa produção ao mercado internacional com preços altamente competitivos e abre um amplo leque de oportunidades de ganhos para importadores e exportadores. Média de 400 carretas circulam diariamente pelo terminal portuário transportando os mais variados tipos de cargas: soja, milho, cimento, carnes, combustíveis, alimentos perecíveis e não perecíveis, contêineres, automóveis, cargas gerais e peças de grande porte como as que são utilizadas nas hidrelétricas.São produtos que abastecem o mercado regional e internacional, a exemplo dos grãos que saem de Porto Velho até Itacoatiara, Amazonas e escoados, em navios, para os destinos finais, na Europa, Ásia, Oriente Médio e EUA. Movimentamos em 2013 perto de quatro milhões de toneladas. um crescimento de 3,5 % em relação a 2012. Nossas exportações foram responsáveis pela maior fatia de crescimento de nossa economia: 16,24%. No mesmo passo, o PIB de Rondônia cresceu 7%, contra apenas 2,5% do PIB nacional.Para acompanhar tamanho incremento na movimentação de cargas, a Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia - SOPH, que administra o porto, elaborou um plano de modernização portuária capaz de readequar toda a logística e infraestrutura de nossas instalações.Para isso, investimos aproximadamente 10 milhões de reais, com recursos próprios do governo do estado, em obras, serviços e equipamentos como os que temos a satisfação de apresentar hoje, conforme já foi dito aqui.Todos esses equipamentos vão garantir um incremento substancial às operações portuárias, com reflexo na otimização de tempo de trabalho e maior agilidade nas movimentações de carga. Foram também realizados os investimentos necessários em segurança. Implantamos a vigilância eletrônica nas vias internas do porto, para dar continuidade à meta de aperfeiçoar o sistema.Para oferecer garantia de segurança ao importador e ao exportador, vamos investir em catracas eletrônicas e na informatização de acesso para carretas ainda neste início de ano. É importante salientar ainda a recente assinatura do termo de compromisso entre o Governo de Rondônia e a Secretaria de Portos – SEP, para o repasse de R$ 21.453,000,00 que serão investidos na infraestrutura do Porto em 2014.Oliveira agradeceu aos parceiros em negócios e atividades do porto, como Anvisa, Antaq, SEP, Fenavega, Ministério dos Transportes, Receita Federal, Delegacia Fluvial, Sindfluvial, Sindiportos, Sindicatos dos Estivadores e Operadores Portuários. E destacou a “dedicação de cada um dos nossos servidores, sem cuja e decisiva participação, que superam as dificuldades de um quadro extremamente reduzido, jamais conseguiríamos avançar com tamanha segurança para consolidar nossas ambiciosas metas e pelo reconhecimento de que o futuro de Rondônia passa em boa parte por aqui”
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