-
Postado por: Carlos Henrique
Data: 09/12/2013Lula: agente do Dops
Tuma Jr. denuncia Lula
como informante do DopsA semana começou com um corre-corre danado no comando petista de desinformação. É que Veja traz uma entrevista com Romeu Tuma Jr. Filho do antigo “xerife” Romeu Tuma, que está lançando o livro “Assassinato de Reputações – um crime de Estado”, no qual conta tudo sobre a fabricação de dossiês contra os adversários dentro do governo.Tuma Jr. assegura queLula era informante do Dops à época da ditadura. Estou curioso para saber o que vão dizer os petistas. E Lula? Será que vai dizer que não sabia que Romeu Tuma era do Dops? Uma coisa é certa: Tuminha tem informações. Mas é até possível que o governo entre na Justiça para exigir o recolhimento do livro alegando tratar-se de “biografia não autorizada” do PT. E, quem sabe aderir ao movimento "Procure Saber". Se bem que Lula sempre procura “não saber”. Brindo os leitores com apenas duas perguntas selecionadas na entrevista:Veja - O senhor afirma no livro que o ex-presidente Lula foi informante da ditadura. É uma acusação muito grave.
Tuminha - Não considero uma acusação. Quero deixar isso bem claro. O que conto no livro é o que vivi no Dops. Eu era investigador subordinado ao meu pai e vivi tudo isso. Eu e o Lula vivemos juntos esse momento. Ninguém me contou. Eu vi o Lula dormir no sofá da sala do meu pai. Presenciei tudo. Conto esses fatos agora até para demonstrar que a confiança que o presidente tinha em mim no governo, quando me nomeou secretário nacional de Justiça, não vinha do nada. Era de muito tempo. O Lula era informante do meu pai no Dops.Veja - O senhor tem provas disso?
Tuminha - Não excluo a possibilidade de algum relatório do Dops da época registrar informações atribuídas a certo informante de codinome Barba.Debate no FacebookPubliquei o comentário no Facebook, o que provocou um interessante debate com alguns amigos. Acompanhe alguns trechos:Lúcio Barros (jornalista – BH) –Cara, sou anti PT, mas essa história força muito a barra. Quer dizer que Lula é um Cabo Anselmo dos anos 80? Se fosse o Genoíno (ex-deputado José Genoíno, cuja delação, como é do conhecimento público, literalmente provocou o fim da guerrilha do Araguaia) dava para entender. Mas se isso for verdade, então é o caso de achar que tudo é manipulação.
Carlos Henrique – Sugiro ao amigo a leitura da entrevista na íntegra. Está no site de Veja e é brilhantemente comentada por Reinaldo Azevedo.João Paulo das Virgens – O livro deve bater recorde de vendas. Os PeTralhas vão se esganar e dizer que é trabalho da oposição furiosa e que Tuma foi colocado prá fora do governo, etc. e tal.Lúcio Barros – Pô CHA, o cara está ressentido porque foi pilhado tentando defender um contrabandista coreano. Você acha que ele tem credibilidade? É tudo negócio, meu velho.Carlos Henrique – Claro que é, meu caro. O que não impede que ele possua munição para cair atirando. O mensalão começou com as denúncias de Roberto Jefferson, que não chega a ser exatamente uma vestal. Ademais, um governo que manda investigar e divulgar denúncias anônimas (contra os adversários, claro), teria no mínimo a obrigação de ouvir alguém que mostra a cara, anuncia possuir documentos comprobatórios das denúncias e diz estar pronto para falar no Congresso, para desespero de Renan Calheiros, que não quer nem ouvir falar no assunto.Lúcio Barros – Poxa CHA, nem sei como me expressar. É difícil. Eu odeio o PT, mas acho difícil defender matéria com o Tuminha, que ocupou alto cargo no governo do PT.Carlos Henrique - Compreendo seu ponto de vista. Mas a busca da imparcialidade pode conduzir à parcialidade em favor do bandido. É preciso discernimento para filtrar fatos reais da imensa quantidade de interesses pessoais, empresariais e governamentais embutidos no noticiário, nos protagonistas e nos veículos. Mas tudo cuidadosamente peneirado deixa clara a existência de uma trapaça tão imensa e sequenciada, especialmente considerada a vida pré-guerra (leia-se folha corrida) dos envolvidos que a tendência é entrar em campo o instinto da negação ao qual me referi dia desses no Blog. Melhor não acreditar que possa acontecer tudo isso.
Comente!!