-
Postado por: Carlos Henrique
Data: 29/12/2012SINIAV
SINIAV: BOA NOTÍCIA?
Recebi, do leitor Eder Soares Paz, o protesto indignado contra a implantação do Siniav, aqui festejada como uma boa notícia. Ele contesta: “Só se for pra quem gosta de Lei Marcial! Pra quem gosta de ser vigiado. Pra quem gosta de Big Brother. Pra quem gosta de censura. Pra quem gosta de ditadura. Pra quem gosta de tirania. Mas pra mim, é uma péssima notícia! Pois gosto de liberdade, de privacidade e respeito à intimidade. Não me agrada a ideia de pagar pra ser vigiado, fiscalizado e censurado. Esse tal SINIAV é, na verdade, o primeiro passo para implantação da Lei Marcial”.
Respeito e acho justificada a preocupação do leitor, especialmente em se tratando do Denatran, especialista na edição de medidas estapafúrdias, como a que inseria entre os equipamentos de porte obrigatório dos veículos aquelas ridículas bolsas de primeiros socorros. A medida foi cancelada porque comprovadamente inócua e por colocar além disso perigosamente em risco os acidentados. E não sei de nenhum motorista ressarcido pelas despesas dessa trapalhada.
Tudo bem. Mas recebi também os jornais de ontem, em um dos quais a manchete de primeira página registrava números verdadeiramente assustadores do trânsito no feriadão: 97 feridos e 5 mortes, a maioria envolvendo motociclistas e a combinação mortal de álcool e direção. E tais estatísticas tenebrosas e já lamentavelmente mesmerizadas no cotidiano da população começam a ser novamente construídas a partir de hoje até primeiro de janeiro.
Não sei se o Siniav será a solução para o problema. Mas se pelo menos reduzir os números dessa catástrofe urbana, já terá valido à pena. Mesmo que alguns cidadãos exemplares, como parece ser o caso do leitor indignado, venham a ser injustamente penalizados por isso. Espero que, em nome da paz que carrega do sobrenome, o leitor Eder Soares possa apresentar alternativa melhor.
E MAIS:
1- DE NOVO – Juro que estava disposto a não mais esculhambar o presidente da Assembleia, Hermínio Coelho. Está ficando cansativo. Mas, condenado a conviver com a indignação, assim como Sísifo com sua pedra, não posso deixar de registrar a mais recente exibição de sua imensa e despudorada cara-de-pau. Não é que ele veio agora dizer que está de plantão para verificar se o governo do estado realmente efetuou o pagamento de todos os servidores dentro do mês trabalhado?
2 – POIS É - Mas ele nada disse em relação ao PCCS da Assembleia, que desde sua posse vem prometendo e empurrando com a barriga. A próxima data, agora, é março de 2013, quando muito provavelmente ele não será mais presidente.
3 - PRAZER... – Hamilton Lima registrou no Face Book que “no centro de Curitiba povos guaranis deslocados tentando vender cestinhos de palha ou vime. Na frente da rodoviária de Erexim também. Cercados pela modernidade imobiliária, desatrelados de sua cultura e de suas terras de origem eles se modernizam vivendo como mendigos e se inserindo nesta maravilhosa sociedade”.
4 - ...EU SOU ... – Não sei onde estava meu amigo antes de chegar a Curitiba e registrar seu inflamado discurso. Em todos os cantos desse País existem milhões de deslocados, vivendo como mendigos que efetivamente são, esperando ser notados, ou pelo menos um protestozinho, mesmo hipócrita como o seu, no Face Book. São tantos que já não são nem mais notados. São meras estatísticas.
5 - ...O BRASIL – Os índios ainda merecem citação, como aquelas ridículas incorporações da etnia Guarany-Kaiowá ao sobrenome por idiotas que buscam apenas autopromoção. Até hoje não vi ninguém assinar “Fulano de tal Proletário de Souza”. Ou “João Oliveira Menor Carente”. Ou “José da Silva Cheira Cola Para Matar a Fome”. Tenham, então, um mínimo de piedade e parem de usar os índios para exibir uma sensibilidade que efetivamente não possuem.
6 - BAIXOU - Todo o mundo se preocupa em fotografar os alagamentos de Porto Velho. Realmente, com as tempestades amazônicas, as águas sobem com uma rapidez surpreendente para quem não conhece nossa região. Mas o curioso é que ninguém ainda se deu ao trabalho de registrar a velocidade do escoamento das águas.
7 - NA FALTA... - Faltou experiência à Assessoria de Imprensa do prefeito Emerson Castro, que divulgou avaliação favorável à administração do "ex" feita pelo atual. Faltou discernimento. Faltou ao redator a capacidade de perceber que algumas declarações não devem ser divulgadas, especialmente fora do contexto de uma reunião.
8 - ...DO QUE DIZER... – Depois de oito anos no comando da Prefeitura é claro que Roberto Sobrinho tem muita coisa boa a ser mostrada. Até Collor teve seus pontos positivos, como a abertura dos portos às nações amigas, repetindo o que fez, muito bem, Dom João VI. Mas não é, definitivamente, momento para dizer isso.
9 - ... MELHOR CALAR – De qualquer forma, a falha da assessoria não exime de culpa o prefeito, que a escolheu. Ademais, o assessor não inventou coisa alguma. Apenas reproduziu equivocadamente o que de fato ouviu.