-
Postado por: Carlos Henrique
Data: 20/12/2012Boa notÃcia
BOA NOTÍCIA:
Monitoramento de
veículos em 2013
SINIAV inicia monitoramento em todo o país já a partir de janeiro
O aumento de 200% do número de carros roubados em Porto Velho em 2011 em comparação ao ano anterior e o crescimento previsto de pelo menos 55% em 2012 começa a ser coisa do passado já a partir do próximo ano. Da mesma forma, o Camaro que trafegava em alta velocidade pela avenida Carlos Gomes e mandou em estado grave para o hospital o jornalista Maique Pinto seria imediatamente identificado e localizado, caso o acidente tivesse ocorrido no início de 2013.
É que o próximo ano vai começar diferente pelo menos para uma parte dos motoristas brasileiros. Vai atingir inicialmente quem comprar um carro novo. O SINIAV – um tipo de SIVAM para carros – vai entrar em operação em todo o país, começando obrigatoriamente pelos carros novos. Todos – sem exceção – terão que sair de fábrica com o chip de rastreamento.
Não é aquele rastreador que o proprietário pode ou não ativar no momento da compra. O chip do SINIAV estará sempre ativo e será capaz de identificar o veículo em qualquer ponto do território nacional, seja em estradas ou vias urbanas. O dispositivo vai custar R$ 5,00 e será cobrado do proprietário na hora de licenciar.
Ele vai permitir que os órgãos de trânsito fiscalizem a frota nacional, a fim de evitar roubo/furto de veículos/cargas, controlar tráfego, restringir acesso em zonas urbanas, fiscalizar velocidade média, aplicar multas, localizar veículos roubados, enfim, uma série de funções agregadas.
O sistema vai utilizar uma série de antenas fixas ou móveis para fiscalizar a frota. Além disso, os carros usados também deverão ser equipados com o chip até julho de 2014. Os estados vão programar as instalações individualmente. O serviço deve ser implantado no momento do licenciamento. Quem não portar o chip terá de pagar multa de R$ 127,69, além de ter cinco pontos na CNH, além de ter o veículo retido.
A vantagem é que se o seu carro for roubado, ele poderá ser imediatamente rastreado e encontrado, mesmo que as placas sejam substituídas. Claro que os ladrões vão procurar meios de burlar o sistema, mas com certeza vai ficar mais difícil.
A propósito: também poderá ser monitorado o tempo gasto entre duas antenas. Se for menor que o estipulado, pelas placas que estabelecem o limite de velocidade, ou seja, se o sujeito andou acima do limite e, portanto, gastou menos tempo entre as antenas, poderá ser multado por excesso de velocidade.
E MAIS:
1 – AUTOESTIMA – Chega a entusiasmar as manifestações de elevada autoestima que se registram nos finais de ano. O que antes era exclusividade de uma imensa quantidade de institutos picaretas espalhados pelo país, chega agora com força total no Face book.
2 – CONFETES – É impressionante a quantidade de pessoas que usam a rede para jogar confetes na própria cabeça com a maior sem cerimônia, sem considerar o que ensina o dito popular: “elogio em boca própria é vitupério”. Como não sabem o que possa vir a ser vitupério, simplesmente passam ao largo. E ainda encontram dezenas de pessoas igualmente idiotas para aplaudir.
3 – REVELAÇÃO – Se bobear, até o prefeito Roberto Sobrinho se torna o ilustre merecedor de mais um troféu do tipo “Prefeito Revelação”. Sob os aplausos da camarilha.
4 – DESFAÇATEZ – Lula, o sujeito que nunca soube de nada, promete sair em caravana pelo Brasil em 2013, para “falar ao povo”, certamente sobre as injustiças que vem sofrendo. Pena que não poderá levar consigo o “cumpanhêro” Zé Dirceu, que se Deus quiser estará atrás das grades.