-
Postado por: Carlos Henrique
Data: 23/11/2012Médico protesta
Médico indignado protesta:
"Acir Gurgacz não é arrogante"
Em correspondência desaforada para este blogueiro, o médico Terêncio Rodrigues Campos Góes, de Ji-Paraná, protestou ontem, indignado, contra o comentário produzido aqui sobre uma característica pessoal do senador Acir Gurgacz: sua aristocracia arrogante, o que em bom Português nada mais é que o tal do “nariz empinado”. Além de registrar sua admiração pelo senador, ele desancou o malho nos costados do blogueiro. Eis o comentário, que reproduzo na íntegra e comento logo abaixo - na esperança de conquistar esse novo leitor e em respeito aos demais:
GÓES - "O único arrogante até o momento é você com seus insultos e previsões blefadas !
Fico admirado mesmo você sendo supostamente um formador de opinião com esse “Blog do Chá”, onde passei a ter conhecimento no dia de hoje da sua existência. Por ser tratar de vc ser uma pessoa publica , acaba dando margem e o direito de fazer algumas deduções a respeito da sua pessoa.
Pode ser que você seja mais um portovelhaco sem formação jornalística, calejado na profissão que ao longo do tempo adquiriu por necessidade ou oportunismo vários vícios e costumes. Suspeito também que não deve ser conhecedor da realidade do interior do nosso estado. A final quando foi a ultima vez que esteve por lá?
Pelo teor de suas reportagens, deve almeja ter aquele ar de critico, polemico e etc... Como exemplo o Diogo Mainardi, Ricardo Boechat e Arnaldo Jabor. Mas fique ciente que esta bem longe disso tudo!
O que você já fez ou faz para Rondônia?!?! Vem fazendo apenas essas criticas tolas e idiotas, que são baseadas em fofocas de bastidores ou conversa de boteco?!?! Qual é a frustração que existe por trás disso?!"
CHA - Lamento tê-lo deixado furioso, caro Doutor, logo agora que o senhor descobriu a existência do autor deste pretensioso blog que, como bem esclarece, jamais chegará a ser um Diogo Mainardi, Ricardo Boechat ou Arnaldo Jabor. De qualquer forma, embora a simples associação seja bastante para me deixar extremamente envaidecido, apesar de reconhecer que minhas limitações não recomendam, mesmo remotamente, a pretensão de me comparar a tais celebridades.
Mas estou certo que, agora que nos conhecemos, o senhor continuará a ser um leitor assíduo do Blog do CHA (assim mesmo, sem acento, pois reúne as iniciais de Carlos Henrique Angelo). E isso, por certo, deverá contribuir para ilustrá-lo.
Esclareço que gosto sim, das conversas de boteco, até porque, como disse Vinicius, não se conhece uma única obra de arte produzida numa leiteria. Estudei Comunicação Social na Universidade Federal de Juiz de Fora e, felizmente, não fui obrigado a me submeter aos desgastantes exames que o senhor enfrentou para revalidação do diploma de médico formado no exterior, em Manaus, onde não conseguiu aprovação, e na Universidade Federal do Ceará, onde obteve sucesso.
Vivo em Rondônia desde julho de 1984, quando aqui cheguei, contratado para realizar uma reforma no jornal Estadão, e não mais saí. Conheço bem o estado. Assessorei o ex-governador Jerônimo Santana e com ele visitei cada uma das mais remotas localidades de nosso estado, muitas das quais se transformaram em novos municípios.Acompanhei, desde minha chegada, a vida política rondoniense e conheço detalhadamente os fatos que marcaram a história desta terra. Pelo bem e pelo mal, como por exemplo o assassinato do senador Olavo Pires, até hoje não esclasrecido.
GÓES - "Antes de criticar alguém que foi um desbravador mesmo muito jovem e não se limitou a quatro paredes e percorreu esse Brasil rumo a região norte, ajudando no nosso desenvolvimento e reconhecimento nacional. Veja a trajetória e os números das conquistas que essa pessoa alcançou enfrentando as dificuldades para obter êxitos e prosperidade. Nada foi dado ou presenteado de mãos beijadas, por que foi necessário muito suor para ser alcançado.
É como aquela historia de quem veio primeiro o ovo ou a galinha?!?! Assim se concretiza uma realidade no meio político que se aflora nas campanhas. Quem veio primeiro o eleitor carente ou o político afetivo?!?! É obvio que muitos se passam por simpáticos, atenciosos e nunca dizem um Não. São os mesmos que prometem mundos e fundos, cargos e etc... Mas no final acaba não tendo compromisso nem com ele mesmo e quem dirá com a população. Esse perfil de político predomina no nosso estado e até o momento pouco fizeram.
Quando chega alguém comprometido com seus ideais, serio e determinado em seus objetivos. Passam a querer vender a imagem que “ é arrogante”. Mas me pergunto agora se algumas personalidades como o Eduardo Suplicy, Geraldo Alckmin, Ayrton Senna. Que todos obtiveram êxitos em seus ofícios também são considerados arrogantes?!?!"
CHA – Posso assegurar que nada tenho, absolutamente, contra a pessoa do senador Acir Gurgacz. E justamente por, ao contrário, admirá-lo, é que observei a questão da sua arrogância aristocrática que tanto incomodou ao doutor e o afasta do eleitor.
Quem sabe se ele talvez adotasse novamente a postura de “jovem desbravador”, como o senhor diz, essa questão não poderia ser superada? É compreensível que isso lhe passe desapercebido, em função do estreito relacionamento, sobejamente conhecido, entre as famílias Gurgacz e Góes.
Essa postura elitista talvez o tenha também igualmente contaminado até por osmose, caro Doutor. Convenhamos que comparar Acir Gurgagz a Suplicy, Geraldo Alckmin e Ayrton Senna é no mínimo ridículo. Nem mesmo seu fascínio escancarado pela pessoa do senador justifica tamanho despropósito.
GÓES - "É bom lembrar que o Senador Acir foi eleito com mais de 210.000 votos quando o Cassol fazia a mesma campanha para o sua reeleição e a do Expedito para o Senado.
Mesmo ficando arrependido em perder uma pequena parte do meu tempo escrevendo para você. Queria dizer que a nossa sorte é que pensamos diferente.
Terêncio Rodrigues Campos Góes"
CHA - Pode acreditar, Doutor, que Acir Gurgacz talvez possa até tentar (e conseguir) a sua primeira eleição para o Senado, o que – repito – será muito difícil. Em que pese ter obtido 210.351 votos na eleição que disputou, ele foi superado por Expedito Júnior (267.728 votos) em quase 60 mil votos. Foi inclusive esse um dos argumentos da defesa de Expedito no processo que lhe valeu a cassação.
A PROPÓSITO – A ciência tende a crer que no processo evolutivo das espécies, foi o ovo que surgiu primeiro. Foi o ovo. Um ovo mutante de dinossauro deu origem ao primeiro dinossauro com penas e aos nossos atuais galináceos. Pelo menos foi o que o professor John Brookfield, especialista de genética da evolução da Universidade de Nottigham, na Inglaterra, disse ao The Times.
COMENTÁRIO
Roberto Gutierrez, um Zé-ninguém | 23-11-2012 13:11:04
Carlos, não é possível agradar a todos e, por mais que tua opinião não tenha agradado ao doutor, muita gente deve ter concordado contigo e boa parte até descordado.
Isso é relativo. Aliás, o doutor deve ser amigo do senador e, como diz o ditado, amigos não têm defeito. Saiba, caro Carlos Henrique, que esta ferramenta que você usa é interativa, assim como no teatro: a resposta é imediata.
Acir aos poucos está conseguindo se tornar mais simpático - não que ele seja “metido à besta”, é uma questão de personalidade. Acir e eu nos conhecemos desde a adolescência. Ele sempre foi desligado quando passava pelas pessoas e não as cumprimentava.
Outro que também faz um esforço danado quanto essa tal displicência é Alex Testoni. Não podemos negar que Acir está amadurecendo politicamente. Isso se nota nos pronunciamentos e nas ações que têm agradado muita gente.
Quanto ao prognóstico político, ou seja, o futuro, depende de algumas respostas. O senador Ivo Cassol (PP-RO) terá alguma condenação de colegiado antes de 2014? Os deputados estaduais vão investir mesmo para derrubar Confúcio Moura (PMDB)? Confúcio Moura renunciaria ao mandato para evitar uma cassação? Os deputados estariam apenas fazendo onda, mas não cassariam Confúcio para não entregar o governo nas mãos do senador Acir Gurgacz (PDT-RO)?
Confúcio daria a volta por cima e ainda se reelegeria? Acir sairia candidato à reeleição ou ao governo de Rondônia? Expedito Júnior (PSDB) sairá candidato ao Senado ou a deputado federal? Se Cassol ficar inelegível Expedito arriscaria ser candidato a governo? Roberto Sobrinho será candidato a deputado federal ou pretende arriscar todas as fichas numa candidatura de senador? O deputado federal Natan Donadon (PMDB), condenado a 12 anos de prisão pelo Supremo, cumprirá a pena antes da Copa de 2014 ou conseguirá levar o caso de barriga até às olimpíadas?
O prefeito José Bianco (DEM) será candidato a deputado federal ou estadual? (Aliás, a ele faltam dois cargos: deputado federal e o de vereador) Marinha Raupp (PMDB) abriria mão de uma reeleição praticamente garantida de deputada federal para aventurar uma candidatura ao Senado de apenas uma vaga? O futuro governador de Rondônia poderá mesmo ser o prefeito de Ouro Preto do Oeste, Alex Testoni (PSD)? Observe que, em boa parte das questões, uma resposta afeta o resultado da outra.
Carlos, parabéns pelo trabalho do Blog.
![comente](imagens/balao.png)